recordando as nossas acções

by fundação velocipédica

Aleister Crowley e Fernando pessoa encontram-se… (em Cascais) – Um projecto de Victor Belém com a colaboração de Mandrágora e Miguel Yeco – Acção na Quinta da Regaleira em Sintra (1996) – performers de Mandrágora: Manuel Almeida e Sousa (A. Croley), Bruno Vilão (heterónimo de Pessoa – Alexander Search), Beliza A. Sousa (Sacerdotisa).

MandrágorA na "Quinta da Regaleira"

Manuel Almeida e Sousa é Aleister Crowley

Bruno Vilão é Alexander Search

Beliza A. Sousa é uma jovem sacerdotisa

Miguel Yeco é Fernando Pessoa

Miguel Yeco e Bruno Vilão - jogo de duplos

a chegada de sir Aleister Crowley

ritus

Abertura da acção na entrada da Quinta da Regaleira

A sacerdotisa...

Pessoa - Alexander Search

“(…) Crowley era um ocultista famoso. Pessoa, lendo numa publicação inglesa o seu horóscopo com alguns erros, escreveu-lhe a corrigir, já que era um profundo conhecedor e praticante de astrologia.
Efectivamente Crowley ficou admirado com os conhecimentos de Pessoa, e sempre pronto a viajar resolveu vir até Portugal, para conhecer o poeta. O encontro não foi assim tão idílico como seria de prever (…) De qualquer forma (Pessoa) prestou-se a colaborar na encenação do suicídio de Crowley na Boca do Inferno, o que permitia a este escapar incógnito não só das suas amantes como até do conhecimento do público. De facto ele (…) era uma figura cujo paradeiro e actividades, por vezes as mais perigosas, interessava saber-se.
Crowley vinha acompanhado de uma maga alemã, Miss Jaeger, também ela uma figura controversa da cena mágica, tendo escrito cartas a Fernando, assinando com um pseudônimo ocultista (…)

in: “Fernando Pessoa na Intimidade”, de Isabel Murteira França. Publicações Dom Quixote, Lisboa 1987
Anúncios